PROCESSO INDUSTRIAL

Tecelagem: Essa é a parte aonde o processo se inicia, aonde os fios são as matérias-primas que passam por maquinários específicos, transformando-se em diferentes tecidos.

Tinturaria: Nesta fase, o tecido passa por processos de tingimento através de corantes que são definidos baseados na composição dos fios utilizados, já colorido ele passa pelo processo de acabamento conferindo ao mesmo a gramatura e largura específica para cada finalidade.

Corte: Com a modelagem graduada e encaixada o tecido é enfestado e cortado utilizando-se de maquinas de corte que podem ser de disco, faca ou laser dependendo do volume de peças.

Estamparia: Nesse estágio as peças são personalizadas e decoradas, podem ser localizadas aonde as peças já devem estar cortadas ou estampa corrida aonde o tecido é estampado para depois ser cortado, os mais utilizados são o silk screen, transfer e sublimação.

Bordados: Bordado é uma forma de criar a mão ou a máquina desenhos e figuras em tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios, metal etc. de maneira que os fios utilizados formem o desenho .Entre as técnicas mais utilizadas estão o Ponto Cheio e o Ponto de Cruz.

Costura: Através de linhas, fios e agulhas as partes são unidas, utilizando-se de maquinas de costura, está é a etapa que demanda mais mão-de-obra especializada, devido ao processo de costurar ser ainda muito artesanal, principalmente para demandas reduzidas por modelo.

Lavanderia: Alguns modelos passam ainda pelo processo de lavanderia, que visam conferir a peça toque, texturas e cores diversas de forma a conferir melhor conforto, aparência e estilo a mesma.

Acabamento: Nesta etapa, as roupas passam pelo acabamento, onde, caso o cliente deseje, são adicionados mais alguns enfeites, dando um toque final nas peças.

Revisão das Peças: Este processo é um dos mais importantes de todos, já que todas as peças são revisadas minuciosamente, e depois encaminhados para a expedição. Depois de serem separados, as peças são encaminhadas para as lojas.